Old

12 de setembro de 2013

Urticária

Olá!
Então visto que tenho sofrido deste problema de uma forma bastante severa, agora que melhorei, estou aqui numa atitude de gratidão por ter finalmente acabado, a partilhar a minha tormenta.
Fui "diagnosticada" com urticária crónica. Não tenho antecedentes de alguma vez sofrer de alergia por alguma coisa, mas andei a vasculhar pela internet, e vi que os factores são variados, vagos e difíceis de determinar. O melhor adjetivo é idiopático, visto ter surgido de forma espontânea e "misteriosa".
Ora, surgiu há poucos dias, para ser exata, na 3ªfeira (dia 9) e sinto que já está na fase final. Sem querer ilustrar este texto com imagens repelentes, descrevo este doença de tal maneira: borbulhas enormes, que crescem á medida que coçamos, a comichão é insuportável e pouco tempo depois desaparece, e por pouco tempo tanto podem ser 20 minutos como 2 horas. O mais parecido com este caso ocorreu há três anos atrás, mas não foi assim tão agressivo. Pelos vistos, apesar de não ter antecedentes clínicos é uma alergia que surge de forma esporádica e em cascata - isto são termos que tenho aprendido nestes dias, por outras palavras, surgem a qualquer momento e se não travadas, a próxima vez será mais agressiva.
Agora, quanto aos possíveis agentes, para quem já procurou em outros sites, apenas descrevo aqui os mais evidentes: alimentos altamente alergénicos (ovos, peixe, delícias do mar, chocolate, morangos, tomate, trigo, leite), contato com plantas (urtigas), picada de insetos venenosos, mudanças de temperatura corporal e alterações emocionais relacionadas com o stress. Este último ponto, considero-o o mais importante, pois é o único que justifica este surgimento. É bastante frequente eu ser acordada por ataques de urticária, isto é, quando vou me deitar, tenho a pele lisa, mas em certa altura da madruga, acordo com a tal comichão terrível. Este site foi bastante útil na minha busca, e transcrevo um parágrafo relacionado com o que acabei de dizer
Um aspecto curioso é o fato de a pessoa ir dormir sem urticária e acordar, no meio da noite ou pela manhã, coçando-se e cheio de placas. Esse fato indica uma provável origem emocional, porque, durante a noite, o paciente não entra em contato com nenhum alergeno novo nem tem contato renovado com os alergenos diurnos. O único elemento presente é a mente, que não dorme e que, durante o repouso físico, traz as imagens do que foi vivido durante o dia para eliminação de tensão ou para compreensão ou esclarecimento, segundo se supõe.
Sem demais parlapié, vamos então aos tratamentos.
Estas crises costumam demorar por volta de 3/4 dias. Eu confirmo.
Existem casos em que têm uma frequência tão repetida, que chegam a acontecer todos os dias durante um grande período de tempo, portanto não me lamurio. Os casos mais graves são os de inchaço facial e falta de ar, e se for o caso, um grande alerta pois esta situação pode levar á morte por asfixia, logo hospital rápido rápido! Eu não fiz nada de especial para tentar travar a crise. Apenas levei duas doses de injeções em dois dias, fui medicada - os medicamentos surtiram pouco efeito, e utilizei um líquido cuja tradução mais próxima é Óleo de flor vermelha, um produto chinês multiusos, que alivia em certa medida a comichão. Porém apesar desta desaparecer num sítio, pode reaparecer noutro, logo deve ser devidamente tratada.

Outros tratamentos que não cheguei a experimentar mas que descobri por aqui, foram os banhos de aveia e extrato de aloe vera, que um dos sites classificou como "viagens exotéricas" inúteis. Não sei, é questão de experimentar. Outra dica, são os chás. Eu andei a beber chá verde, pelos seus efeitos calmantes - dado que pelos vistos o meu agente é o Stress mas também pelas propriedades de expulsão de toxinas do organismo.

Esqueci-me de mencionar, foi o curiosa a forma como a urticária se manifestou no corpo. No primeiro dia, eu mal tive noção de que tinha as pernas cobertas de placas vermelhas comichosas, apenas coçava distraídamente a nuca e as orelhas, que ficaram inchadas e vermelhíssimas. Antes de levar a injeção, no meu estado mais crítico, coçava que nem uma louca, sobretudo a parte dos tornozelos, pois o elástico das meias estavam a incomodar. Estranho foi o facto de apanhar os pés, mas não os dedos dos pés. Também não apanhou as coxas. No dia seguinte, manifestou-se por volta da mesma hora após uma sesta - sempre após acordar! - e já tinha pouco nas pernas, mas das coxas para cima, em todo o tronco tinha uma placa vermelha terrível que dava vontade de pedir ao Wolverine para me emprestar as garras e coçar. Lembro-me de estranhar o facto da urticária estar a passar por todo o corpo sem repetir a mesma área, assim como o facto de ainda não ter apanhado as mãos. Pensamento amaldiçoado, ás duas da manhã de hoje acordei com a mãos comichosas, e  com algumas partes do corpo também cobertas desta mérde, mas não de forma tão grave. Por fim, já passou da hora em que ela costuma se manifestar com mais seriedade e ainda nada, felizmente, portanto devo concluir que está a desaparecer. ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

Sem comentários:

Enviar um comentário