Old

4 de maio de 2010

Estradas


Dás por ti a sentires saudades da inocência, da liberdade em todos os sentidos, da ingenuidade e vontade de aprender...

Desejas voltar a ser a criança que brincava com terra, tinha plasticina entre as unhas, que detestava brócolos, que rabiscava as paredes da sala, que não gostava de ir tomar banho ou dormir e que não tinha noção do tempo a passar, sem certeza das horas, dia da semana ou mês do ano. E que apesar de tudo, era só sentir o amor incondicional da mãe e bastava sentir-se seguro.

Tens saudades da criança que foste, porque apercebes-te que não consegues realizar as fantasias e utopias de criança, já não é tão fácil flutuar pelo parque como antes, apenas com a ajuda da imaginação; agora tens de escolher as estradas que percorrerás, e cresceu dentro de ti a ansiedade e receio do inesperado futuro.

Cresceste.

Enfrentas a vida com esse olhar de indiferença, em que as coisas mais importantes da rotina se tornaram em coisas tão diferentes do passado, banais e sem objectivo, apenas porque aprendeste que o impossível é inconcretizável.
E agora oscilas entre a felicidade e a depressão, emoções instáveis que rompem lentamente a tua alma, e tens de sofrer para aprender as duras lições de vida, encontrar forças para enfrentar, superar e aguentar a longa jornada.

Calma.

Tudo tem um fim. Um dia ainda vais olhar para trás e rir. Vais desejar repetir tudo, recomeçar o jogo, cometer os mesmos erros, só para te lembrares que te arrependeste e desperdiças-te um tempo precioso da vida a aprender e a aguentar-te sem cair demasiado fundo. E olhas para ti, admiras-te como algo tão fácil e trivial resultou em insônias.

Observa com atenção. Este é o vídeo da tua vida.
Olha o quanto mudas-te.
Impressra, não te preocupes com o futuro. Ou o passado, pois já nada se pode fazer.
Podes mudar as tuas escolhas e aliviar as cicatrizes, mas como boa cicatriz, está aí, vísivel e marcado eternamente. Mas não desprezes. Sente orgulho dessa cricatriz, pois significa o que agora és. Então simplesmente vive o teu presente, fazendo o melhor que podes, e age sem arrependendimentos, porque Deus dar-te-á tempo para corrigires os teus erros e compreenderes as essência da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário