Old

2 de abril de 2011

Miss Aspie








A seguinte informação foi retirada da Wikipedia, sobre a síndrome de Asperguer (SA), um problema mental nervoso que pode afectar 4 em 9 pessoas sem que estas se apercebam dado que os sinais são mais psicológicos e os resultados dos testes de SA nem sempre estão certos.


A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.

A SA é caracterizada por:
  • Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras actividades;
  • Rituais ou comportamentos repetitivos; (tiques, conversas e expressões utilizadas repetitivas)
  • Peculiaridades na fala e na linguagem; (sotaque, expressões de conversa pouco usadas)
  • Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de integração pessoal;
  • Problemas com comunicação;
  • Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;
  • Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados


DIFERENÇAS SOCIAIS
1.Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal - pessoas com SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não conseguem "ler". (Não é 100% verdade, mas por vezes torna-se difícil de entender quando existe duplo sentido, falta de imagens... Também conhecido como ingenuidade :-/ )
2.Interpretar as palavras sempre em sentido denotativo - indivíduos com SA têm dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas. (Não me sinto identificada com este ponto, por isso se me chegarem a detectar SA, talvez seja apenas um nível baixo)
3.Ser considerado grosso, rude e ofensivo - propensos a comportamento egocêntrico, Aspergers não captam indirectas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social. (Acontece muitas vezes, acaba por ser embaraçoso, afasta as pessoas, penso demasiado antes de falar e acabo por ficar calada. Menina Silenciosa...
4.Aperceber-se de erros sociais - à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua "cegueira emocional", começam a temer cometer novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar fobia. (Sim... Referia-me a isto, no ponto 3)
5.Paranóia - por causa da "cegueira emocional", pessoas com SA têm problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia. (Não é bem este o meu caso... É apenas como se eu tivesse uma noção diferente da realidade em relação aos outros)
6.Lidar com conflitos - ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente. (Shit happens)
7.Consciência de magoar os outros - uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais. (Falta de empatia, definitivamente... Não sei porque tendem a confundir isso como anti-social. Não é isto)
8.Consolar os outros - como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com AS têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
9.Reconhecer sinais de enfado - a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem incompreensíveis ou desatentos. Na mão inversa, pessoas com SA geralmente não percebem quando o interlocutor está entediado ou desinteressado. (Nem sempre consigo reconhecer, mas claro, que os sinais óbvios não me escapam. Também surgem mal entendidos...)
10.Introspecção e autoconsciência - indivíduos com SA têm dificuldade de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios. (Absolutamente. Parece que neste mundo apenas eu conheça-me como ninguém, de modo geral. Mas talvez os outros tenham uma noção mais real, de mim..)
11.Vestimenta e higiene pessoal - pessoas com SA tendem a ser menos afectadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência. (Higiene, nada a ver, mas quanto á vestimenta, eu justifico isso como Eu-detesto-a-moda-eu-odeio-ser-igual e como uma maneira de definir um estilo próprio e não copiar o que milhares vestem)
12.Amor e rancor recíproco - como Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor são em geral curtas e fracas. (Mais ou menos. Porque quando sinto, sinto intensamente. É 8 ou 80, filhinhos. :D)
13.Compreensão de embaraço e passo em falso - apesar do fato de pessoas com SA terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.
14.Lidar com críticas - pessoas com SA sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.
15.Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais - como respondem às interações sociais com a razão e não intuição, portadores de SA tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas. (Facto. Eu demoro a aprender e cometo o mesmo erro repetidamente, como um padrão, um ciclo ou um deja vu. Talvez seja por isso que acredito no destino, e karma. O padrão repetitivo deve ser pela falta de criatividade de Deus ou no FDP que traça o meu caminho. Ow tão fowfinhou. WTF??)
16.Exaustão - quando um indivíduo com SA começa a entender o processo de abstração, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão mental. (Ou preguiça. Mentes diferentes dão diferentes nomes. Choque inter-cultural? Safôda.)

Sem comentários:

Enviar um comentário