Old

2 de janeiro de 2014

Life lemons

A.:

O texto que se segue é necessário na consciência de todas as pessoas. Talvez soem a um monte de clichés e a frases com o intuito de fazer o indivíduo ganhar a auto-estima, como os livros de Como alcançar a felicidade. Mas eu gostaria que alguém mas tivesse dito, há uns anos, e mesmo hoje em dia, gostava que mas repetissem de vez em quando.
Cuidado com as decisões que tomas. Mesmo as mais inocentes, revelam-se perversas. O modo como olhas, o modo como falas, o modo como respondes. O modo como te vestes e pensas que transmites uma certa imagem, contudo a mensagem que é chegada aos outros é completamente diferente. Cuidado com os mal-entendidos. Um gesto mais brusco, uma frase mais agressiva e o mundo cai sobre ti. Atenção ao karma: cá se fazem, cá se pagam. Se algo de terrível te acontece agora, foi porque já cometeste um erro anteriormente. Sê bom, e serás recompensado. Faz aos outros o que queres que te façam a ti. Soam a frases soltas, altamente moralistas, o típico sermão dos velhotes, que se arrogam de terem vivido o suficiente, mas sabes que mais? Eles de facto, viveram mais do que tu, e adquiriram o DIREITO sobre ti de pregar, aliás, se o fazem, é para teu benefício. Eles nunca te prejudicariam com tais conselhos. Se não consegues apreciar o que te é dado, pelo menos agradece. Um bocado de gratidão nunca molestou o espírito, pelo contrário, contribui para o fortalecer das relações: sim, um simples OBRIGADO pode mudar muito. As pessoas gostam de ver os seus gestos retribuídos, e se ignoras esse facto, então não mereces o que te foi feito.
Faz as escolhas certas. Estás numa fase em que CADA decisão, mas mesmo a mais ínfima, vai refletir o teu caminho futuro. És tu que constróis o teu caminho, e serás tu que vais ter de arcar com as consequências. Ninguém o fará por ti. Sabes o que é o certo, o que é o errado, e tens inteligência, física e psicológica para o fazer, então o que te impede? Porque continuas a insistir em errar, em não aprender teimosamente com os erros e não mudas de atitude? Isto é um treino, um dia irás jogar a sério, naquele que é chamado o mundo real, e aí o impacto das tuas ações será ainda maior. CRESCE, MUDA, e PENSA.
Ouve os conselhos de quem já passou. Não é conversa fiada. São pensamentos úteis que um dia se tornarão tuas memórias. E quando esse dia chegar o que vais querer pensar é "Ainda bem que lhe dei ouvidos" e não um "Quem me dera lhe ter dado ouvidos".
Olha para ti mesmo; gostas do que vês? É essa a pessoa que tu imaginaste há dez anos que serias? Tornaste-te no projecto que elaboraste, na infância? Não. Mas nem por isso deixes de apreciar o que és, pois afinal foram as tuas escolhas que levaram ao que és hoje e o que tu decidiste no passado, definiu-te agora, no presente. Por isso não te arrependas. Só não o faças no futuro. E não te odeies, nunca odeies aquilo que és, aquilo que te tornaste. Deves ter orgulho, pois foram as tuas escolhas que te levaram a isso. É por esse motivo que é tão importante aquilo que decidires agora. Não te odeies, nem odeies os outros, não odeies as circunstâncias. Não te culpes, não culpes os outros, não culpes as circunstâncias. Odiar e culpar nunca serviu de nada! O que podes fazer agora, é agir, fazer algo para que a situação mude.
Torna-te útil. A tua vida, por vulgar que seja, não é insignificante, e se ela pode ser especial, então foi porque tu a tornaste especial. Faz algo que mude o mundo, nem que seja o mundo de uma só pessoa. Faz história, marcas as pessoas que se cruzam no teu caminho. Elabora projetos, cria sonhos. Faz aquilo que gostas, descobre aquilo que te apaixona. São essas as coisas que te definem, e os outros hão-de te reconhecer por isso. Um dia vais querer ser aquele que é original, creativo, dedicado, divertido, e não aquele que é bruto, inútil, aborrecido, materialista... Não vais querer ser "aquele que não faz nada", mas "aquele que faz aquilo, o que fez alguma coisa".
Convive. Existe muita hipocrisia neste mundo, é verdade, mas por vezes encontramos certas pérolas nas pessoas, certas caraterísticas que fazem valer a pena. Ás vezes as pessoas surpreendem. E consegues ver generosidade na pessoa que é irresponsável, vês carinho na pessoa que é insensível, vês carência na pessoa que é agressiva. Todos têm as suas razões, encontraram-se com outras pessoas e outras circunstâncias que os moldaram e os tornaram no que eles são hoje, porém, não te cabe a ti julgá-los. Antes, aprecia o que eles têm de bom, descobre o que os ilumina. Afinal não estás neste mundo apenas para te fechares na tua concha, com as tuas roupinhas bonitas e a tua página do facebook. Se olhares para trás, estas coisas são das porras mais inúteis e fúteis a que deste atenção. Mas as pessoas são importantes. Respeita-as, se queres o respeito delas. Conhece a história delas, ouve-as. Olha nos olhos das pessoas, quando falas ou escutas; este pequeno gesto altera a situação por completo, é a diferença entre um conhecido e um amigo.
Olha para além do te ti mesmo. Não é como se fosse novidade, a típica frase do “não és o centro do mundo”. Mas a verdade é que não temos de girar á tua volta. Não temos de arcar com os erros que tu cometes, tampouco temos de sofrer a influência deles. Substitui o teu egoísmo por uma dose de altruísmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário